Variabilidade genética entre acessos de espécies silvestres de manihot e cultivares de mandioca por meio de marcadores RAPD.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVEIRA, T. C. da; LEDO, C. A. da S.; VIEIRA, L. de J.; FERREIRA, C. F.

Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar a caracterização molecular de acessos silvestres de Manihot e cultivares de mandioca com o intuito de avaliar a variabilidade genética disponível para ser explorada dentro do programa de melhoramento genético de mandioca da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Foram caracterizados por meio de marcador molecular RAPD 20 acessos de espécies do gênero Manihot, oriundos da coleção de trabalho da Embrapa. Os dados obtidos foram submetidos à análise multivariada de agrupamento a partir da matriz de distância calculada pelo índice de dissimilaridade de Jaccard. Os agrupamentos hierárquicos foram obtidos pelo método UPGMA e a validação dos agrupamentos determinada pelo coeficiente de correlação cofenético. O marcador molecular RAPD mostrou-se eficiente na separação dos genótipos demonstrando existir variabilidade genética suficiente para ser explorada no melhoramento genético de mandioca.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.