Diversidade genética entre parentais elite de mandioca como ferramenta para desenvolvimento de novas variedades.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEIXOTO, Y. S.; CARNEIRO, J. L. dos S.; BASTOS, L. A.; VELAME, D. R.; SANTOS JÚNIOR, J. H. O.; RAMALHO, E. V. B. M.; OLIVEIRA, G. A. F.; OLIVEIRA, E. J. de; SANTOS, V. da S.; FERREIRA, C. F.

Resumo: A mandioca é uma planta alógama, altamente heterozigótica e com uma ampla segregação na geração F1. Essa cultura exerce um importante papel sócio-econômico não somente no Brasil, mas também no contexto mundial por ser uma cultura de subsistência. O conhecimento prévio da diversidade genética de variedades parentais usadas em cruzamentos controlados é de suma relevância para garantir o desenvolvimento de novas variedades produtivas, que apresentem características agronômicas favoráveis e resistência às principais pragas. Foram utilizadas 16 variedades elite de mandioca pertencentes ao BAG-Mandioca da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Os microssatélites foram capazes de separar as variedades em 6 grupos demonstrando existir variabilidade suficiente para ser explorada nos cruzamentos dialélicos.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.