Efeito de concentrações de sacarose e de meio de cultura (8s) sobre o crescimento de mandioca cultivar mico (bgm 1014) conservadas in vitro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUZA, G. L. O. D. de; ALVES, K. A.; IZZO NETO, A.; ANDRADE, L. F.; DURÃES, N. N. L.; OLIVEIRA, M. B.; LONDE, L. N.; SOUZA, A. da S.

Resumo: A produção de mandioca é uma atividade agrícola de alta relevância no Brasil por sua importância alimentícia e econômica. Porém, a baixa taxa de multiplicação associado os fatores biológicos, torna-se um limitante para uma melhor exploração desse cultivo.Diversas alternativas vêm sendo adotadas para superar esse problema, a micropropagação é uma delas que por sua vez apresenta as vantagens de prevenir a disseminação de pragas e doenças de uma geração para outra e proporcionar um número elevado de plantas num curto espaço de tempo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de micropropagação da variedade Mico, coletada em Itajaí Santa Catarina, em diferentes concentrações de meio 8S e dosagens de sacarose. Os explantes apresentaram maior desempenho em meio 8S ½ na concentração de 0,4 g.L-1 de sacarose. Contudo, a taxa de sobrevivência para manutenção do material foi melhor quando utilizou-se o meio (8S) ¼ na concentração de 0,8 g.L-1.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.