Propagação de fruteiras potenciais para o nordeste brasileiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DANTAS, A. C. V. L.; COSTA, M. A. P. de C.; SILVA, S. A.; SEREJO, J. A. dos S.

Resumo: A propagação de plantas consiste em realizar sua multiplicação por via sexuada ou assexuada e tem sido uma atividade fundamental para a humanidade desde o início da civilização. Um estudo de propagação de plantas envolve conhecimento dos procedimentos técnicos, que requer prática e experiência; da estrutura e forma de desenvolvimento da planta e da espécie e dos métodos de propagação relacionados, podendo considerar-se que a propagação envolve aspectos de arte, ciência e técnica (Hartmann & Kester, 1994). A reprodução sexuada é o principal mecanismo de multiplicação das plantas superiores e de praticamente todas as angiospermas e resulta em população com variabilidade genética devido à segregação e à recombinação de genes. Em fruticultura, o uso da propagação sexuada tem sido restrita, sendo recomendada para obtenção de porta-enxertos e de novas cultivares, para espécies com dificuldades de multiplicação por outros meios, para obtenção de clones nucelares e em plantas homozigotas, em situações mais específicas. A escolha da planta matriz, dos frutos e o preparo e seleção das sementes constituem etapas importantes para a obtenção de plantas vigorosas.

Ano de publicação: 2009

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.