Fisiologia da floração do abacaxizeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: Cunha, G. A. P. da

Resumo: O abacaxizeiro (Ananas comosus var. comosus, Coppens & Leal) é uma planta tropical monocotiledônea, herbácea e perene, da família Bromeliaceae, que sempre se destacou na fruticultura tropical. Graças às características de seu fruto, apreciado em todo o mundo onde é cultivado em mais de 60 países e à sua rentabilidade, apresenta grande demanda e impotância econômica. No Brasil, é a quinta fruta tropical mais cultivada e representa uma ótima opção de cultivo em regiões não tradicionais, a exemplo do semi-árido. Trata-se de uma planta que requer tratos culturais cuidadosos e frequentes e apresenta alguns aspectos morfológicos e fisiológicos, cujo conhecimento facilita o seu manejo e o entendimento dos mecanismos de seu florescimento. Dentre esses, destaca-se o meristema apical, que dá origem às folhas durante o estágio vegetativo, mas que, posteriormente, passa por transformações, originando a inflorescência e, em seguida, retoma sua atividade vegetativa, formando a coroa do fruto. O abacaxizeiro foi a primeira planta a ter sua floração controlada artificialmente, em escala comercial.

Ano de publicação: 2009

Palavras-chave: Abacaxi, Fisiologia, Floração

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.