Obtenção de híbridos em pimenta-do-reino (Piper nigrum L.) através de polinização controlada.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: JESUS, L. R. de; POLTRONIERI, M. C.; LEMOS, O. F. de; MENEZES, I.

Resumo: A pimenta-do-reino tem importância econômica e social por se tratar de um produto de exportação, sendo uma espécie introduzida, caracteriza-se pela variabilidade genética restrita, considerando-se alguns caracteres como, principalmente a resistência e/ou tolerância a doenças, entre as quais a fusariose causada pelo fungo Fusarium solani f.sp piper. Assim sendo, o programa de melhoramento genético da Embrapa Amazônia Oriental teve por objetivo a obtenção de híbridos intraespecificos (cruzamentos dentro da espécie P. nigrum, L) e interespecíficos (entre P. nigrum e espécies de piperáceas nativas resistentes a fusariose) como primeira etapa desse programa, o trabalho foi realizado em campo e laboratório, onde foram efetuadas as polinizações e as germinações respectivamente. O percentual de pegamento foi abaixo do desejável não interferindo, no entanto, no resultado final; o material obtido é tido como resultado promissor, pois é ponto inicial para propagação desses híbridos através de clonagem in vitro. Há maior índice de pegamento quando os cruzamentos apresentam como cultivar doadora de pólen, a cultivar guajarina.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Cruzamento, Pimenta-do-reino

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.