Estoque de raízes e serapilheira em diferentes sistemas de produção agropecuária na Amazônia Oriental.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BARROS, J. M.; VASCONCELOS, S. S.; SANTIAGO, W. R.; LEMOS, E. C. de M.

Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar o estoque de raízes e serapilheira de diferentes sistemas de produção no Nordeste Paraense. Foram avaliados três sistemas de produção: (1) derruba-e-queima com plantio de mandioca ; (2) plantio monoespecífico de paricá; (3) sistema silvopastoril com paricá e pastagem, que foram comparados com um fragmento de floresta secundária. O estoque de serapilheira no sistema silvipastoril foi significativamente maior do que nos plantios de paricá e mandioca, mas não diferiu significativamente do estoque na floresta secundária. O estoque de raízes (diâmetro < 2 mm) não diferiu entre a floresta secundária e o sistema silvipastoril, porém o estoque nestes sistemas foi significativamente maior que nos plantios de paricá e mandioca, que não diferiram entre si. Na classe 2-5 mm, o estoque de raízes na floresta secundária foi significativamente maior do que nos sistemas de produção. O sistema silvipastoril apresentou o maior potencial de restabelecer os estoques de serapilheira e raízes em relação à floresta secundária.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.