Divergência entre acessos de tucumã por caracteres da planta.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Avaliou-se a divergência entre acessos de tucumanzeiro por caracteres da planta. Para tanto onze caracteres foram avaliados em 29 acessos do BAG ? tucumã da Embrapa Amazônia Oriental. Para sete caracteres foram estimadas as distâncias euclidianas médias padronizadas e agrupadas por métodos hierárquicos e não-hierárquicos. As dissimilaridades variaram de 0,57 a 3,69, com os acessos 28 e 21 sendo os mais divergentes e os acessos 25 e 18 os menos dissimilares. A distância genética média foi de 1,35 e 45,81% dos pares obtidos tiveram distâncias iguais ou superiores à média. Os acessos de tucumanzeiro são divergentes para sete caracteres de planta, formando de seis a nove grupos distintos. Os caracteres número de espinhos na bainha foliar, comprimento de internós e número de espinhos no estipe apresentam as maiores contribuições para a divergência.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.