Geoestatística no estudo de modelagem temporal da precipitação.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALMEIDA, A. Q. de; RIBEIRO, A. R.; PAIVA, Y. G.; RASCON, N. J. L.; LIMA, E. de P.

Resumo: A análise geoestatística é uma poderosa ferramenta utilizada em estudos de dependência espacial. No que tange à dependência temporal, poucas são as análises realizadas com essa metodologia. Neste trabalho foi utilizada a técnica de geoestatística para ajustar um modelo de série temporal de precipitação, cujo poder é avaliado em predizer valores futuros. O estudo foi realizado na Bacia do Rio Itapemirim em uma série de precipitação mensal de 1940 a 2006. O modelo geoestatístico foi comparado com um modelo de séries temporais de Box e Jenkins. O modelo geoestatístico ajustado foi aquele com 96 vizinhos utilizados na previsão e erro relativo absoluto médio de 80,46. A metodologia de geoestatistica apresentou melhores resultados na estimação da precipitação mensal, em relação ao modelo SARIMA (2,1,1)(0,1,1)12.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.