Tolerância de três acessos de Brachiaria spp. ao alagamento do solo, em condições controladas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, E. do V.; AZEVEDO, V. R. de; DIAS FILHO, M. B.

Resumo: O excesso de água no solo em pastagens tropicais é a principal condição para instalação da síndrome da morte do capim Brachiaria brizantha cv. Marandu. Assim, objetivou-se comparar a tolerância relativa de três genótipos de Brachiaria: B. humidicola cv. Comum, B. humidicola cv. LIanero e B. brizantha cv. Marandu, ao alagamento do solo. As plantas foram cultivadas em vasos, sob alagamento do solo, em casa de vegetação, na Embrapa Amazônia Oriental, Belém (PA). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 2, com cinco repetições. As produções de folhas, colmos e de massa seca total não foram reduzidas pelo alagamento do solo na cultivar LIanero, sendo mais reduzidas na cultivar Marandu. Todos os genótipos testados tiveram a produção de massa seca de raízes diminuída pelo alagamento do solo, porém, com maior intensidade na cultivar Marandu. Conclui-se que B. brizantha cv. Marandu foi o acesso mais afetado pelas condições de alagamento, sendo a cultivar LIanero a mais tolerante.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.