Resultados preliminares da extração de óleos essenciais de plantas aromáticas nativas da Caatinga em diferentes épocas do ano.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BISPO, L. dos P.; SANTOS, J. T. L.; SILVA, N. B. G. da; KIILL, L. H. P.; SOUZA, A. V. de; AZEVEDO, S. G. de

Resumo: O estudo das plantas odoríferas resultou na descoberta de vários óleos essenciais de potencial importância econômica. Com o presente trabalho, objetivou-se avaliar o rendimento desses óleos em sete plantas nativas da Caatinga, em duas épocas distintas. A coleta foi realizada em populações naturais, localizadas nos estados de Pernambuco e Sergipe. O processo de extração do óleo essencial foi realizado por hidrodestilação, utilizando-se folhas frescas. As amostras obtidas foram armazenadas em recipientes de vidro, identificadas e mantidas em ambiente refrigerado. Os resultados preliminares mostraram que há diferença do padrão de rendimento para as sete espécies. Para a aroeira, a baraúna, a maria-pretinha e o marmeleiro não foram registradas diferenças nas quantidades produzidas nas duas coletas. Porém, para o beton, o quebra-faca e o velame, verificou-se que a produção de óleo foi maior na coleta realizada em 2011, sendo essa diferença mais acentuada na última espécie, com uma produção três vezes maior. Assim, é possível observar que a variação dos teores de óleos indica a necessidade de maior estratificação das épocas de coleta, idade das plantas e folhas, horários ao longo do dia e coleta em populações distintas. Os teores observados também indicam que as espécies do gênero Croton têm grande potencial em termos de produção de óleo.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.