Uso do modelo de simulação Oryza/Apsim 2000 na definição da população de plantas para o arroz de terras altas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: HEINEMANN, A. B.; STONE, L. F.

Resumo: Com este trabalho se propôs simular a resposta do arroz de terras altas a diferentes populações de plantas, em várias épocas de semeadura, com o modelo de simulação do crescimento, desenvolvimento e produtividade ORYZA/APSIM 2000, visando maximizar a produtividade dessa cultura. Para tanto, considerou-se as populações de plantas de 100, 150, 250 e 450 plantas m-2, as quais foram combinadas com cinco datas de semeadura: 01/11, 15/11, 01/12, 15/12 e 31/12. A produtividade de grãos simulada do arroz de terras altas apresentou resposta quadrática à população de plantas, com valores máximos sendo alcançados com populações acima de 350 plantas m-2. Contudo, considerando a maior eficiência técnica, as menores populações de plantas testadas são as mais adequadas. Há maior probabilidade de se obter altas produtividades de arroz de terras altas em datas de semeadura precoces, a partir de 01/11.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.