Interação genótipo x ambiente para ganho de peso pós-desmama de bovinos de corte compostos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTANA JÚNIOR, M. L.; ELER, J. P.; CARDOSO, F. F.; FERRAS, J. B. S.

Resumo: Foram estimados parâmetros genéticos para a característica ganho de peso pós-desmama (GP), com o objetivo de verificar a presença de interação genótipo x ambiente (GxE). Os ambientes foram definidos com base em variáveis climáticas e geográficas das fazendas por meio de técnicas de análise multivariada. Foram formados 6 grupos geoclimáticos de fazendas, sendo então o GP em um grupo, considerado como característica diferente em relação a outro grupo. As estimativas de herdabilidade variaram de 0,04 a 0,20, evidenciando heterogeneidade de variâncias. As correlações genéticas entre os grupos geoclimáticos variaram de 0,31 a 0,93, sendo a GxE mais pronunciada entre os grupos 1 e 3, 1 e 4. Estes grupos estavam justamente localizados nas regiões mais distintas entre si com relação às variáveis geoclimáticas. Foi constatada GxE entre a maioria dos grupos geoclimáticos de fazendas, evidenciando que a avaliação genética dos animais, neste caso, deveria ser feita regionalmente ou a GxE ser incluída no modelo estatístico.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.