Crescimento e produção de cultivares de algodão sob irrigação com déficit.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BLANCO, F. F.; RIBEIRO, V. Q.; RIBEIRO, J. L.; NOGUEIRA, C. C. P.; VELOSO, M. E. da C.

Resumo: O presente trabalho objetivou avaliar a resposta de três cultivares de algodão herbáceo ao déficit hídrico em diferentes fases fenológicas. O experimento foi conduzido em Teresina-PI e os tratamentos foram compostos de diferentes manejos da irrigação por gotejamento (M) visando aplicar um déficit hídrico em diferentes fases fenológicas (M1-irrigação plena durante todo o ciclo da cultura; M2-irrigação com déficit entre o estabelecimento da cultura e o início do florescimento; M3-irrigação com déficit do início do florescimento ao aparecimento da primeira maçã; M4-irrigação com déficit do aparecimento da primeira maçã à abertura do primeiro capulho; M5-irrigação com déficit durante todo o ciclo da cultura). Utilizaram-se três cultivares de algodão herbáceo (BRS 286, BRS 269 e BRS Araçá). O déficit hídrico correspondeu à irrigação com apenas 50% da lâmina necessária para repor a evapotranspiração da cultura. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições. O manejo M2 garantiu desenvolvimento das plantas e produtividade igual ao manejo sem déficit (M1), com rendimentos acima de 5000 kg ha-1 e com redução de 19% na lâmina de água aplicada. As cultivares de algodão BRS 286, BRS 293 e BRS Araçá não apresentam redução no seu desenvolvimento vegetativo nem na produtividade quando o déficit hídrico é aplicado na fase que antecede o florescimento, ou na fase compreendida entre o florescimento e o aparecimento das maçãs.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.