Efeitos de diferentes estratégias de irrigação sobre as características físico-químicas de vinhos tropicais Syrah.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NASCIMENTO, R. L.; ARAÚJO, A. J. de B.; SILVA, G. G.; OLIVEIRA, J. B.; OLIVEIRA, V. S.; BASSOI, L. H.; BIASOTO, A. C. T.; PEREIRA, G. E.

Resumo: O Submédio do Vale do São Francisco apresenta um grande potencial para a produção de vinhos finos, sendo considerada a segunda maior região produtora do Brasil, com 15% da produção brasileira. A irrigação é indispensável para a fruticultura da região, podendo influenciar fortemente o rendimento da videira e a qualidade das uvas e dos vinhos. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar a composição físico-química de vinhos tintos tropicais elaborados a partir de uvas Syrah, colhidas em agosto de 2010 (primeiro ciclo de produção) de experimentos com diferentes estratégias de irrigação, DI (deficit de irrigação, onde a aplicação de água é interrompida desde o pegamento dos frutos até a colheita), RDI (irrigação com deficit controlado) e FI (irrigação plena, sem a restrição de água às videiras durante todo o ciclo de produção). A vinificação foi realizada pelo método tradicional com controle das temperaturas das fermentações alcoólica e malolática. Foram analisados o pH, acidez total e volátil, teor alcoólico, densidade, extrato seco, dióxido de enxofre livre e total, polifenóis totais, tonalidade, intensidade de cor e antocianinas. Como resultados, o tratamento DI demonstrou o melhor potencial, originando vinhos com teores elevados de polifenóis totais (47), teor alcoólico (12,46 ºGL) e menor densidade (0,9938).

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.