Seletividade de produtos utilizados no cultivo orgânico a Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: trichogramatidae).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, D. M.; ZIMERMANN, A. O.; SILVA, J. M.; BUENO, A. F.; MOSCARDI, F.; SOUZA, W. F.

Resumo: O impacto de insumos para o controle de pragas no cultivo orgânico sobre inimigos naturais é ainda pouco conhecido. Assim sendo, avaliou-se, em condições de laboratório, a seletividade de produtos utilizados no cultivo da soja orgânica sobre pupas e adultos de Trichogramma pretiosum seguindo os protocolos padronizados da ?International Organization for Biological Control? (IOBC) para estudos de seletividade. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com 10 tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram: testemunha negativa (água), testemunha positiva Lorsban® (0,8L/ha), Baculovirus anticarsia AEE® (140x109 cpi/ha), Dipel® (0,5L/ha), Neemseto® (4L/ha), Arrast® (4L/ha), Fish-Fértil® (3L/ha), Borda-Ferti® (1,8L/ha), Silicato de Na (4L/ha) e Calda sulfocálcica composta por enxofre e cal (1,8L/ha). Verificou-se que quando aplicados sobre pupas de T. pretiosum, os produtos testados são seletivos e não afetam a emergência dos parasitoides, exceto o inseticida Lorsban® que foi nocivo a todas as fases testadas. Porém, a partir do quinto dia de avaliação, os tratamentos Dipel® e Silicato de Na, reduziram o parasitismo de fêmeas emergidas e foram classificados como levemente nocivos (classe 2). Fish-Fértil®, em comparação a testemunha negativa, mostrou-se moderadamente nocivo (classe 3) ao parasitoide. No bioensaio com adultos de T. pretiosum, os produtos foram inócuos (classe 1) no primeiro dia de avaliação, entretanto, a partir do segundo dia, todos os produtos testados apresentaram efeitos negativos na porcentagem de parasitismo, sendo classificados como levemente nocivos (classe 2) (Baculovirus anticarsia AEE®, Fish-Fértil®, Borda-Ferti®, Calda sulfocálcica) e moderadamente nocivos (classe 3) (Dipel®, Neemseto®, Arrast®, Silicato de Na). Como os efeitos dos produtos sobre o parasitoide nesse trabalho levaram a classificação dos produtos como, em geral, classe 1 ou 2, a compatibilidade do uso desses produtos voltados para cultivos orgânicos e de T. pretiosum no manejo de pragas surge como uma estratégia viável no contexto de agricultura sustentável.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Soja

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.