Crescimento de raiz e parte aérea de plantas de cafeeiro enxertadas, cultivadas em vaso.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TOMAZ, M. A.; FERRARI, R. B.; CRUZ, C. D.; MARTINEZ, H. E. P.; FONSECA, A. F. A. da; PEREIRA, A. A.; SAKIYAMA, N. S.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento de raiz e parte aérea de plantas de cafeeiro enxertadas, cultivadas em vaso. Utilizaram-se como enxertos as variedades Catuaí Vermelho IAC 15 e Oeiras MG 6851 e as progênies ?H41910344? e ?H514553? de C. arabica. Como porta enxerto foram empregadas cinco progênies do clone de Coffea canephora cv. Conilon (meio irmãos), ?ES 21?, ?ES 36?, ?ES 26?, ?ES 23? e ?ES 38?. Não houve efeito significativo da interação copa/porta enxerto para as variáveis altura de planta e número de ramos plagiotrópicos da haste principal. Para o diâmetro de caule, a combinação Oeiras/ES 36 apresentou maior crescimento. Com relação ao comprimento do ramo plagiotrópico mediano, as plantas das combinações Catuaí/ES 26, Catuaí//ES 23 e H419/ES 26 tiveram crescimento superior às plantas controles. Analisando-se a variável número de nós do ramo plagiotrópico mediano, observou-se que esta apresentou aumento significativo para a combinação Catuaí/ES 26. Com relação ao sistema radicular, houve aumento tanto no comprimento quanto na superfície de raiz para a combinação Catuaí/ES 26 e diminuição para as combinações H419/ES 36, H419/ES 23, H419/ES 38, H514/ES 21, H514/ES 26 e H514/ES 38. A melhor combinação de enxertia foi Catuaí/ES 26, que apresentou grande afinidade entre copa/porta enxerto, o que condicionou um maior desenvolvimento da planta.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Café

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.