Embriogênese somática do mamoeiro e estabelecimento de um protocolo de seleção com Glufosinato de Amônio (GA) visando à geração de plantas geneticamente modificadas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ABREU, E. F. M.; TINOCO, M. L. P.; JESUS, C. C. de; OLIVEIRA, H. C. de; RAMALHO, C. S.; ANDRADE, E. C. de; VIANNA, G. R.; ARAGAO, F. J. L.

Resumo: O Brasil é o principal produtor mundial de mamão, sendo responsável por 10% da área plantada e 25% da produção mundial em 2006, o que mostra uma alta produtividade da cultura no país. O desenvolvimento da cultura do mamoeiro tem sido limitado por diversos fatores como os relacionados à sua natureza dióica, à heterozigose, à suscetibilidade a doenças e à falta de métodos comerciais de multiplicação vegetativa. A embriogênese somática tem sido bem estudada em vários cultivares comerciais de mamoeiro. Esta técnica é, portanto, o meio pelo qual células somáticas se desenvolvem em estruturas que se assemelham aos embriões zigóticos (isto é, bipolar e sem conexão vascular ao tecido parental) com uma série de estádios embriológicos característicos, sem fusão de gametas. O presente trabalho teve como objetivo induzir e desenvolver calos e embriões somáticos da variedade de mamoeiro Sunrise a partir de sementes oriundas de frutos imaturos de mamão presentes no BAG de mamão (Banco Ativo de Germoplasma) situado na Embrapa Mandioca e Fruticultura. Os frutos imaturos com aproximadamente 90 a 120 dias foram coletados no BAG, lavados com água corrente e hipoclorito 2%, e posteriormente, encaminhados para câmara de fluxo laminar, onde foi realizado o processo de desinfestação em condições assépticas. O meio de cultura foi composto de 1/2MS suplementado com 10mg/L de 2,4-D (ácido diclorofenoxiacético), 60g/L de sacarose, 10ml/L de vitamina de mamão (L-Glutamina, myo-inositol, thiamina, glycine, ácido nicotínico e piridoxina), 8g/L de ágar e pH 5,8. Para o estabelecimento da curva de seleção com calos embriogênicos de mamão utilizando como agente seletivo glufosinato de amônio. As concentrações usadas foram 0; 1; 2,5; 5; 10 e 15 mg/L. A formação de calos contendo embriões somáticos primários iniciou-se três a quatro semanas após a inoculação in vitro dos explantes, contudo pode-se observar um maior número de explantes em estádios mais tardios (torpedo e cotiledonar) após cinco semanas de cultivo. Para o experimento da curva de seleção com o herbicida glufosinato de amônio, foi possível observar inibição no crescimento e desenvolvimento de embriões somáticos nas concentrações de 5, 10 e 15 mg/L. Nossos resultados sugerem que o protocolo de indução de embriogênese somática de mamoeiro testado foi reproduzível, e apresentou uma alta frequência na indução de embriões somáticos secundários. O sistema Bar/Glufosinato de amônio (GA) para a seleção de embriões transgênicos de mamoeiro, deve ser realizado em concentração igual ou superior a 5 mg/L de GA.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.