Resposta de cordeiros ao parasitismo por Haemonchus contortus previamente infectados com Haemonchus placei.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: REINIGER, R. C. P.; CASTRO, L. L. D. de; PINTO, N. B.; BOTELHO, F. B.; BENAVIDES, M. V.; BERNE, M. E. A.

Resumo: Com o objetivo de verificar a resposta de cordeiros ao parasitismo por Haemonchus contortus após a primo-infecção com H. placei foi realizado o presente estudo em 39 ovinos divididos em quatro grupos: grupo HCC (controle positivo, primo-infectado com H. contortus e desafiado com H. contortus); HCP (primo-infectado com H. contortus e desafiado com H. placei); HPC (primo-infectado com H. placei e desafiados com H. contortus) e CNE (controle negativo). Os animais foram avaliados através da contagem de ovos por grama de fezes (OPG), carga parasitária e contagem total de leucócitos. Os resultados mostraram que a média da carga parasitária e da contagem total de leucócitos não apresentaram diferença (P > 0,05) entre os grupos. A média de OPG do grupo HCP foi menor em relação aos grupos HCC e HPC (P < 0,05). Os resultados obtidos até o momento mostram que a primo-infecção com H. placei não é capaz de reduzir os níveis de OPG de subsequentes infecções por H. contortus.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.