A utilização de SAFs na recuperação de APPS em mesobacias hidrográficas no Nordeste paraense: a experiência do Projeto Gestabacias.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, L. G. T.; AZEVEDO, C. M. B. C. de; RUSCHEL, A. R.; CRUZ, E. D.; SOARES, M. H. M.; MATOS, L. M. S. de

Resumo: Este trabalho traduz um esforço de pesquisa empreendido no sentido de promover a recuperação de áreas de proteção permanente ? APP privilegiando a reintrodução de espécies da flora nativa e a adoção de SAFs que simulem a sucessão florística dessas áreas em mesobacias hidrográficas no nordeste paraense e como também incentivam e viabilizam a sua recuperação, como uma das estratégias encontradas para o envolvimento de diferentes atores em torno da construção de um modelo de gestão participativa para o uso dos recursos naturais. Em razão dos passivos ambientais atualmente existentes nas áreas dessas mesobacias, foram instaladas 04 Unidades de Observação, nas quais os tratamentos previstos têm a finalidade de oferecer diferentes alternativas aos atores locais, que poderão dispor de sistemas que sejam dotados de uma complexidade que se aproxime dos ecossistemas originalmente existentes nas APPs, e ao mesmo tempo sejam viáveis do ponto de vista socioeconômico e ambiental.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.