Compactação do solo em sistemas agroflorestais com dendezeiro na Amazônia Oriental.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A compactação do solo consiste em um dos fatores relacionados à ação de impeditiva das raízes, dificultando as culturas em expressar seu máximo potencial produtivo. Este trabalho tem por objetivo avaliar alterações na resistência à penetração de raízes e densidade do solo em razão da conversão de uma floresta secundária em sistemas agroflorestais com dendezeiro no nordeste Pará. Foram avaliados três sistemas de produção de dendê (adubadeiras, biodiverso manual e biodiverso mecanizado) e comparados com uma floresta secundária (13 anos). Foram avaliados a resistência à penetração, densidade e conteúdo de água volumétrico do solo nas profundidades de 0-10, 10-20, 20-30 e 30-40 cm. Os resultados mostraram que o sistema de plantio direto, associado ao uso da mecanização proporcionou maior compactação do solo e que os sistemas biodiverso manual e adubadeiras foram os sistemas que mais contribuíram para a redução da compactação do solo e resistência ao desenvolvimento radicular, respectivamente, minimizando os efeitos da mecanização.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.