Avaliação do teor de carotenoides totais e compostos cianogênicos em chips de mandioca e farinha de raspa.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, W. de J.; OLIVEIRA, L. A. de; SILVEIRA, D. M. de S.; SANTOS, V. da S.; ANDRADE, M. V. S. de; AMORIM, T. da S.; CARVALHO, J. L. V. de

Resumo: Originária da região amazônica do Brasil, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) é utilizada como alimento por mais de 400 milhões de pessoas no mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento onde é a principal fonte de carboidrato para a população de menor poder aquisitivo (CAGNON et al., 2002). A dieta rica em carotenoides está associada à diminuição de alguns tipos de câncer, aterosclerose e degeneração macular relacionada com a idade (SCHIEBER & CARLE, 2005. A qualidade nutricional da vários acessos de mandioca, foi avaliada por CHÁVEZ et al. (2005) que constataram teores de carotenoides totais entre 1,02 a 10,40 g g-1 de mandioca fresca. sendo que os resultados obtidos sugeriram que a mandioca poderia ser uma importante fonte de pró-vitamina A para populações cronicamente desprovidas deste composto.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Palavras-chave: Agroindústria, Mandioca

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.