Viabilidade de pólen de sub-espécies de Manihot esculenta.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVEIRA, T. C. da; VIEIRA, L. de J.; SOUZA, F. V. D.; LEDO, C. A. da S.; ALVES, A. A. C.

Resumo: A mandioca pertence à classe das Dicotiledôneas, ordem Euphorbiales, família Euphorbiaceae e ao gênero Manihot. Três subespécies da mandioca são conhecidas, Manihot esculenta Crantz ssp. esculenta, Manihot esculenta Crantz ssp. flabellifolia (Pohl) e Manihot esculenta Crantz ssp. peruviana (Mueller Argoviensis) (ALLEM, 2001), sendo que a primeira é a única cultivada comercialmente para a produção de raízes comestíveis ou para indústria (FUKUDA, 2002). Ao longo do tempo, a mandioca vem sendo propagada vegetativamente mantendo, entretanto, sua capacidade de reprodução sexuada ativa, o que mantém e amplifica a variabilidade genética (SILVA, 2001). As subespécies silvestres de Manihot esculenta são fonte de diversidade genética e podem ser utilizadas em programas de melhoramento com a finalidade de incorporar alelos de interesse em variedades de mandioca cultivada. Apesar disso, pouco se conhece a respeito das estruturas reprodutivas dessas subespécies, demandando estudos sobre a capacidade germinativa do pólen, assim como os métodos para aferir esta viabilidade.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.