Ocorrencia e abundância de espécies de plantas ameaçadas de extinção no entorno do reservatório da UHE Barra Grande.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GUARINO, E. de S. G.; BARBOSA, A. B.; WAECHTER, J. L.

Resumo: Modelos de ocorrência e abundância de espécies são ferramentas atuais que devem ser incorporadas na conservação da biodiversidade no entorno de reservatórios de usinas hidroelétricas, prevendo ou planejando ações necessárias para mitigar os impactos ambientais destes empreendimentos. Neste estudo, nossos objetivos foram: modelar a ocorrência e abundância de espécies de plantas ameaçadas de extinção, verificar a relação entre a ocorrência prevista e a abundância observada e avaliar se os modelos baseados em abundância são mais eficientes em predizer a ocorrência do que aqueles baseados em dados de ocorrência (0/1). Representantes individuais de nove espécies (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze (Araucariaceae), Butia eriospatha (Mart. ex Drude) Becc. (Arecaceae), Clethra scabra Pers. (Clethraceae), Dicksonia sellowiana (Presl.) Hook. (Dicksoniaceae), Erythrina falcata Benth. (Fabaceae), Maytenus ilicifolia (Schrad.) Planch. (Celastraceae), Myrocarpus frondosus Allemão (Fabaceae), Podocarpus lambertii Klotzsch ex Endl. (Podocarpaceae) e Trithrinax brasiliensis Mart (Arecaceae)) foram contados em 388 parcelas (10x50m) aleatoriamente alocadas e georreferenciadas no entorno do reservatório da UHE Barra Grande (SC/RS). Modelamos sua relação com 15 variáveis ambientais utilizando dados de ocorrência (GLM) e abundância (Modelos Hurdle e Zero-inflado). Em geral, os modelos de ocorrência foram mais precisos do que os modelos de abundância. Para todas as espécies, a abundância observada foi correlacionada com a probabilidade de ocorrência, sugerindo que estudos futuros poderiam utilizar esta informação, em vez da abundância. Reconstruir padrões de abundância e de ocorrência é uma importante ferramenta para o planejamento de ações de conservação e manejo de espécies ameaçadas, permitindo que sejam indicadas as melhores áreas para a coleta e reintrodução de germoplasma vegetal ou mesmo a escolha de áreas de conservação com maior probabilidade de manter populações viáveis.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.