Custos e implantação do consórcio Milho-Capim no sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Vilhena-RO.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GODINHO, V. de P. C.; UTUMI, M. M.; BROGIN, R. L.; SIMONETTO, R.; TOWNSEND, C. R.; MARCOLAN, A. L.

Resumo: Este trabalho teve o objetivo de avaliar os custos de implantação de um consórcio milho safrinha - Brachiaria ruziziensis, para a região de cerrado de Rondônia, especificamente para o município de Vilhena, visando subsidiar as tomadas de decisões do produtor na implantação de um sistema ILPF. A lavoura consorciada foi instalada no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, no final de abril de 2009. A estimativa do custo variável de produção foi de R$658,14, ou 2.468 kg.ha-1 de milho em grãos, enquanto o custo fixo foi remunerado pelas culturas de verão (soja e arroz). Como o milho foi bastante comprometido em função do déficit hídrico após a semeadura, sua produção não atingirá o ponto de equilíbrio (2.468 kg.ha-1), e não cobrirá os fatores de produção deste consórcio. A pastagem se encontra em franco desenvolvimento, com boa expectativa de estabelecimento para alimentação bovina. O sistema ILPF milho – pastagem na região deve ser implantado mais cedo, senão o sistema provavelmente não irá remunerar todos os fatores de produção.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.