Sensoriamento remoto e SIG como ferramenta para o planejamento e controle da febre aftosa na fronteira brasileira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CONCEIÇÃO, A. F.; FURTADO, A. L. dos S.; FILARDI, A. L.; NINOMIYA, M. F.; LOURENÇO, F. R.

Resumo: O projeto Aftosa tem como objetivo desenvolver um sistema de informação que visa apoiar o planejamento, monitoramento e ações de controle, combate e erradicação da febre aftosa na faixa de fronteira do Brasil. O projeto abrange os estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Neste estudo, é apresentado o sistema de informação que é disponibilizado por meio de um webgis. Para composição do webgis, foram utilizadas imagens dos satélites LANDSAT 5 ? TM, LANDSAT 7 ? ETM+ e SPOT 4, o que possibilita abordar vários níveis de detalhes e escalas e uma base cartográfica com temas ou planos de informação. As informações do webgis, disponíveis de forma interativa para usuários autenticados, servem de apoio as ações de gestores, auxiliam o trabalho cooperativo e a elaboração de políticas públicas para combate da febre aftosa.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Aftosa, Landsat, SPOT, Webgis

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.