Caracterização física do carvão de cajá (Spondias mombin L.) como um condicionador de solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O processo de utilização do carvão começa pela pirólise, moagem/trituração, passagem em peneira de 2,0 mm e aplicação ao solo. Como a classificação granulométrica e textural do solo, está dentro dessa classe ? menor do que 2,0 mm - significa dizer que se utilizarmos essa classificação de solo para o carvão, estamos tratando carvões onde predominam partículas do tamanho da fração areia, de forma semelhante a carvões onde predominam a fração argila. As atividades físicas e químicas das partículas tem ligação direta com o seu tamanho e forma. O trabalho avaliou o comportamento das frações granulométricas do solo em relação ao carvão. Há diferenças em relação a densidade, a porosidade e a capacidade de retenção e disponibilidade de água para as plantas.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Carvão de cajá, Solo

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.