Diagnóstico da bovinocultura leiteira conduzida por produtores familiares de Parnaíba, Piauí.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CASTRO, K. N. de C.; TEODORO, M. S.; NASCIMENTO, E. S. do; COSTA, J. V.; MAGALHAES, J. A.

Resumo: O objetivo deste estudo foi diagnosticar a atividade leiteira desenvolvida em 90,6% dos produtores de leite da agricultura familiar do municipio de Parnaíba, Piauí. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e visitas técnicas. As propriedades são pequenas, onde a maioria de seus proprietarios não concluiu o ensino fundamental e está na atividade leiteira há mais de 20 anos. Grande parte do leite é vendido de maneira informal, o que representa risco para a saúde pública. O sistema de produção adotado baseia-se na oferta de forragem no cocho e administração de ração durante todo o ano, principaimente durante a época da seca, quando há escassez de pastagens. A confecção de feno e silagem, com forragens produzidas na época das águas, bem como a irrigação das pastagens na época da seca, são boas alternativas para nutrição do rebanho. A assistência técnica é uma necessidade para melhoria da produtividade de forragens e redução dos custos de produção.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.