Seleção de propriedades referência para compor modelos de restauração ecológica: aplicação de pesquisa quali-quantitativa.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALVAREZ, I. A.; OLIVEIRA, A. R. de; PEREIRA, L. A.

Resumo: O sucesso da recuperação de áreas degradadas em ambientes ribeirinhos depende da equilibrada relação entre o homem e a cobertura vegetal. A seleção das propriedades que necessitam de recuperação ecológica envolve esforços para identificar parceiros capacitados para atuar no sistema e assimilar uma política ambiental e de gestão. Com o objetivo de selecionar propriedades para potencial modelo de recuperação no Submédio São Francisco, desenvolveu-se estudo, por meio da pesquisa quali-quantitativa, com proprietários de terras próximas ao Rio São Francisco. Foram diagnosticadas mais de 100 propriedades em oito municípios da Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) do Polo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), composta por quatro municípios no Estado de Pernambuco (Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó) e quatro municípios no Estado da Bahia (Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova e Curaçá). Foi avaliada a potencialidade de os ribeirinhos participarem de projetos de recuperação das margens de suas propriedades. Foram utilizados questionários, reuniões, entrevistas e ferramentas do sistema de informação geográfica (SIG). Resultaram 6 áreas/propriedades que contemplam os segmentos agricultura familiar (subsistência), agricultura empresarial e agricultura comunitária (associativismo), com potencial para serem utilizadas como modelo (plano-piloto) de recuperação de áreas degradadas nas margens do Rio São Francisco.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.