Geoestatística aplicada à socioeconomia: estudos de caso em Machadinho d'Oeste, RO.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MANGABEIRA, J. A. de C.; GREGO, C. R.; TOSTO, S. G.; ROMEIRO, A. R.

Resumo: Tecnologias de espacialização, como a geoestatística, vêm sendo cada vez mais usadas nas pesquisas relacionadas com recursos naturais. Porém, a utilização da geoestatística em conjunto com a estatística multivariada, com dados socioeconômicos, já foi testada isoladamente em Machadinho d'Oeste e mostrou-se adequada nas análises a que se propunha na época, as quais são somente numéricas quantitativas e qualitativas via análise estatística multivariada. Sem uma análise espacial, a compreensão do processo fica prejudicada. Esta lacuna fica preenchida neste trabalho, que se propõe a aplicar os dois métodos: a estatística multivariada, para a determinação da tipologia dos níveis de capitalização, e a geoestatística, para análise espacial dos tipos de capitalização oriundos da estatística multivariada. A análise exploratória viabiliza a continuidade da pesquisa pela identificação da distribuição espacial e temporal entre as variáveis, podendo auxiliar também na própria tomada de decisão dos agricultores e agentes de desenvolvimento local em Machadinho d?Oeste, Rondônia.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.