Saldo de radiação, umidade do ar e fluxo de seiva em cafeeiros jovens.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RIGHI, E. Z.; ANGELOCCI, L. R.; MARIN, F. R.

Resumo: O cafeeiro é uma planta oriunda de sub-bosques úmidos e relativamente frios, mas em cultivos a pleno sol tem mostrado alta capacidade de adaptação à elevada irradiância solar e às altas demandas hídricas da atmosfera (Carr, 2001, Marin et al., 2005). Devido à pequena capacitância hidráulica, as variações do fluxo de seiva (FS) podem ser tomadas como indicativas das respostas fisiológicas às variações da demanda hídrica da atmosfera em cafeeiros muito jovens, embora a resposta estomática às variações do ambiente seja o principal mecanismo de regulação da transpiração (T). Assim, as variações de FS são boas indicadoras do efeito atmosférico e tais relações podem ser estudadas com grande proveito. Marin (2003) e Marin et al. (2005) verificaram que o coeficiente de cultura basal de cafezal adulto, que envolve a relação entre T e evapotranspiração de referência (ETo), pode diminuir quando ETo é maior que cerca de 4mm.dia-1. Portanto, o aumento da demanda atmosférica não é acompanhado proporcionalmente pelo aumento da transpiração, com efeito da regulação estomática. Outro resultado interessante é o de Marin et al. (2003), que verificaram similares taxas de transpiração por unidade de área foliar em três estratos da mesma planta, indicando a utilização pelo cafeeiro do estrato superior como uma proteção para as camadas de folhas subjacentes. Essas características fisiológicas do cafeeiro enfatizam a necessidade de estudos sobre sua resposta hídrica às variáveis ambientais. Neste trabalho, estudou-se a variação de FS num período úmido, de alta disponibilidade energética, e noutro seco, de menor disponibilidade energética, em cafezal em crescimento, relacionando-o com o saldo de radiação (Rn) e o déficit de pressão de saturação de vapor no ar (D).

Ano de publicação: 2005

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.