Impacto de alterações de temperatura no crescimento e esporulação de Fusarium oxysporum f. sp. tracheiphilum.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PINHEIRO, G. S.; BARBOSA, L. G.; ANGELOTTI, F.; MAGALHÃES, E. E. de; FERNANDES, H. A.; ZUCAL, M. P. M.

Resumo: A murcha-de-fusarium é uma severa doença do feijão-caupi. O desenvolvimento de estudos sobre este patossistema requer inoculações artificiais, sendo necessária a reprodução massal do inóculo. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi determinar o comportamento de F. oxysporum f. sp. tracheiphilum quanto à produção de esporos e o crescimento vegetativo em diferentes temperaturas. Discos do micélio com 5 mm de diâmetro, foram transferidos para Placas de Petri contendo BDA, 15 , 20 , 25 , 30 e 35 ºC, sob fotoperíodo de 12 horas. Avaliou-se o diâmetro das colônias, durante 15 dias. Em câmara de Neubauer, quantificou-se o número de esporos produzidos em 1 mL de suspensão. A temperatura influenciou o crescimento micelial, sendo maior crescimento a 30º C. A maior produção de esporos ocorreu em 35º C. Verificou-se que a temperatura tem efeito no crescimento micelial e na produção de conídios de F. oxysporum f. sp. tracheiphilum, sendo que a faixa ótima, entre 30 e 35º C, otimizam o crescimento e a esporulação do fungo.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.