Umidade de máxima compactação de um latossolo amarelo distrocoeso, em função da aplicação de diferentes doses de carvão.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BRITO, R. B. F.; SOUZA, L. D.; PAZ, E. J. de J. da; SOUZA, L. da S.

Resumo: A necessidade de criar sistemas agrícolas cada vez mais produtivos torna indispensável que manejos mais sustentáveis sejam viabilizados. A descoberta arqueológica da ?terra preta do índio? na Amazônia mostrou um solo com um teor de matéria orgânica muito alto, que ao longo dos anos mantém sua fertilidade e produtividade. O manejo, que consistiu na incorporação sistemática de carvão ao solo, surge como uma alternativa para evitar ou retardar a compactação do solo. A compactação é a diminuição do volume de um corpo sob determinada pressão, mas mantendo a mesma massa. O objetivo desse trabalho foi avaliar a adição de diferentes porcentagens volumétricas de carvão sobre a umidade de máxima compactação (UMC) e a densidade de máxima compactação do solo (DMC). O trabalho foi desenvolvido no laboratório de física do solo da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, Bahia. O solo utilizado foi um Latossolo Amarelo Distrocoeso, nos horizontes: Ap : 0-9cm e AB: 9-38cm. Os tratamentos consistiram na adição de porcentagens volumétricas de carvão, de 0,1,2 e 3%, ao solo. O carvão utilizado foi oriundo do cajá (Spondias mombim). A determinação da UMC foi realizada com o teste normal de Proctor (1933). O carvão proporcionou um aumento de 22,4% na UMC no horizonte Ap, e de 11,2 % no AB, ocasionando maior conteúdo de água ao solo, ampliando o intervalo de manejo mecanizado sem ocasionar danos a estrutura do solo.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.