Caracterização molecular e microscópica da resistência à Ferrugem asiática da soja mediada pelo gene RPP4.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MORALES, A. M. A. P.; PEREIRA, A. A.; BRITO JUNIOR, S. L.; ROMERO, C. C.; BORÉM, A.; MARCELINO-GUIMARÃES, F. C.; GRAHAM, M. A.; ABDELNOOR, R. V.

Resumo: Cinco genes de resistência à ferrugem asiática foram identificados em soja: Rpp1, Rpp2, Rpp3, Rpp4 e Rpp5. Para obter maiores informações sobre a função dos genes Rpp4 candidatos, o presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil microscópico da interação planta patógeno através de análises microscópicas além de analisar o padrão de expressão dos genes Rpp4 candidatos em diferentes tempos após inoculação através da técnica de PCR quantitativo em tempo real (RT-qPCR), durante a interação com o fungo. Entre os períodos de 24, 48, 72, 96, 120 hai, não foi observado nenhuma diferença significativa de expressão entre o material inoculado quando comparado com o falso inoculado. Entretanto nos horários de 308 e 504 horas após a inoculação podemos observar que os genes Rpp4 candidatos tiveram a expressão induzida em 1,88 e 2,16 vezes quando comparado com o material falso inoculado. Na análise microscópica, P. pachyrhizi iniciou o processo de penetração 9 hai, sendo observados pontos de perfuração no tecido foliar próximos às junções celulares. Transcorrida 12 horas da inoculação, foi possível visualizar a formação da hifa primária de infecção. A colonização do mesófilo avançou nas horas subsequentes, sendo que em 72 hai foi possível observar o mesófilo bem colonizado por hifas septadas de P. pachyrhizi. Estes estudos permitiram melhor compreender os mecanismos moleculares no envolvimento da interação entre soja e P. pachyrhizi.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Soja

Palavras-chave: Biotecnologia

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.