Construção coletiva do conhecimento para o desenvolvimento de agricultores familiares dos municípios do entorno de Manaus, AM.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, M. C. N.; REIS, R. dos S.; BERNI, R. F.; CARNEIRO, E. de F.

Resumo: O desenvolvimento de alternativas viáveis, apropriadas e que busquem a sustentabilidade da agricultura familiar na Amazônia é o foco deste trabalho. As culturas da banana e da mandioca foram apropriadas ao cenário encontrado, por serem cultivadas por pequenos produtores, e terem boa comercialização, mas apresentavam baixa produtividade. A adoção de tecnologias de manejo poderia mudar essa realidade, no entanto a grande dificuldade para promover essa mudança é encontrar estratégias que fortaleçam o uso dessas tecnologias pelos agricultores. O projeto Manarosa levou essas informações aos agricultores das Comunidades Manairão e Pau-Rosa e, por meio de parcerias com os agricultores e a extensão rural do Estado (Idam), instalou, conduziu, acompanhou e avaliou sistematicamente as Unidades de Construção Coletiva do Conhecimento (UCCCs), com as culturas da banana e da mandioca. As UCCCs foram utilizadas como instrumentos de formação e capacitação prática no campo durante todo o ciclo produtivo das culturas. Os resultados mostraram que a participação direta dos agricultores na construção do conhecimento e o acompanhamento sistemático realizado pela equipe do projeto potencializaram a aceitação das tecnologias. Com isso, o manejo, principalmente o uso adequado de corretivos e insumos, baseado nas necessidades do solo e das plantas, proporcionou para as duas culturas produtividade acima da media encontrada no Amazonas. Essa experiência mostrou que a dinâmica de integração entre pesquisa, extensão e comunidades possibilitou a produção em escala comercial e com constância de produção, o que tornou possível a comercialização em feiras da capital e o acesso a programas e políticas públicas.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.