Ajustes de curvas de crescimento de um rebanho de bovinos da raça Nelore mocho.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LOPES, F. B.; MAGNABOSCO, C. de U.; MAMEDE, M. M. S.; NAKAGAWA, A. F.; SAINZ, R. D.

Resumo: Objetivou-se determinar o modelo mais adequado para descrever o crescimento de bovinos Nelore Mocho. Os modelos não lineares de Brody, Von Bertalanffy, Gompertz e Logístico foram ajustados a dados peso-idade do nascimento aos 750 dias de idade. A qualidade do ajuste dos modelos foi feita por meio do quadrado médio do resíduo, do coeficiente de determinação ajustado, do erro de predição e do desvio médio absoluto dos resíduos. As estimativas médias para os parâmetros A e k foram 543,40 kg e 0,00138 % dia-1; 402,00 kg e 0,00323 % dia-1; 378,00 kg e 0,00410 % dia-1; e 346,00 kg e 0,00657 % dia-1, para os Modelos de Brody, Von Bertalanffy, Gompertz e Logístico respectivamente. Dentro do período analisado, o modelo de Brody é o mais indicado para representar a curva de crescimento média e também para ser utilizado em estudos do crescimento de animais da raça Nelore Mocho.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Cerrados

Palavras-chave: Bovino, Nelore Mocho

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.