A tecnologia vídeo digital na educação: fator de inclusão ou de exclusão?

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, N. R.; PELISSONI, A.; CASTRO, J.; SOUSA, W. F. de

Resumo: A convergência das mídias em uma plataforma que reúne sons, imagens e dados, com recursos de interatividade e portabilidade, oferece novas possibilidades educomunicacionais. Este artigo foi desenvolvido para conclusão da disciplina Desenvolvimento de Conteúdo Educacional baseado na TV Digital Interativa, do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, com o objetivo de discutir o papel do vídeo digital no processo de ensino-aprendizagem e os fatores de inclusão e de exclusão que podem estar envolvidos. A adoção do vídeo digital na sala de aula pode fazer parte de um plano de atividades pedagógicas, ampliando os espaços para a aprendizagem, a reflexão e a construção de conhecimento de forma coletiva. Para que isso aconteça, os estudos mostram que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação deve ser pensado estrategicamente para que estimule o aluno a pensar a sua realidade e a apropriar-se dos mecanismos que permitam transformá-la, superando o papel de mero receptor para o de produtor de conhecimento e de conteúdos digitais interativos.

Ano de publicação: 2012

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.