Adubação nitrogenada totalmente na semeadura do trigo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FOLONI, J. S. S.; BASSOI, M. C.; MOREIRA, A.; MULLER, M. M. L.; ANTONIO COSTA(3) IAPAR

Resumo: Os triticultores dispõem de considerável volume de informações para definir a dose de N a ser minitrada na lavoura, contudo, tem havido pouco questionamento sobre o modo de aplicação do fertilizante nitrogenado. O trabalho teve por objetivo avaliar as fontes uréia, uréia+NBPT (inibidor de urease) e nitrato de amônio em diferentes doses aplicadas nos sulcos de semeadura do trigo, em comparação com a adubação de cobertura, em duas condições de cultivo, em regime de sequeiro e irrigado. Foram realizados dois experimentos na safra de 2011, em Ponta Grossa/PR em regime de sequeiro e solo de textura média, e em Londrina/PR com irrigação e solo argiloso, localidades representativas das macrorregiões tritícolas I e III do Paraná, respectivamente. O nitrato de amônio é a fonte mais segura para uso em adubos formulados NPK para a semeadura do trigo. A uréia nos sulcos de semeadura causa forte fitoxicidade à lavoura de trigo, e o inibidor de urease NBPT minimiza tal impacto. A adubação nitrogenada na semeadura do trigo deve contemplar doses de 20 a 40 kg N ha-1. O modo de aplicação do N no trigo, semeadura e/ou cobertura, guarda forte interação com o ambiente de cultivo.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Soja

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.