Adubação nitrogenada de cobertura no algodoeiro cultivado em sistema plantio direto sobre palhada de Brachiaria ruziziensis e feijão guandu.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BORIN, A. L. D. C.; FERREIRA, A. C. de B.; BRITO, G. G.; CARVALHO, M. da C. S.

Resumo: O nitrogênio tem sido o elemento mais importante para a produção do algodão na região do cerrado. De modo geral, o aproveitamento dos fertilizantes nitrogenados pelas plantas é relativamente baixo. Acredita-se que a associação entre gramíneas e leguminosas altere a dinâmica do nitrogênio, criando novas possibilidades para a recomendação das adubações de cobertura do algodoeiro. Objetivou-se avaliar os efeitos de doses crescentes de nitrogênio aplicadas em cobertura sobre o algodoeiro semeado sob palhada de Brachiaria ruziziensis associada ao feijão guandu (Cajanus cajan), em sistema plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições, em condições de campo em Santa Helena de Goiás, Goiás na safra 2010/2011. Os tratamentos foram constituídos de doses crescentes de nitrogênio em cobertura (0, 30, 60, 90, 120 e 150 kg ha-1) fornecidas pela uréia e parceladas em duas aplicações no algodoeiro. Foram mensurados: teor foliar de macronutrientes, número de capulhos por planta, stand, produtividade de algodão em caroço e produtividade de fibra. Pode-se concluir que o incremento de doses de nitrogênio em cobertura no algodoeiro semeado sobre palhada de Brachiaria ruziziensis associada à Cajanus cajan não interfere nos parâmetros de produção e nos teores foliares de macronutrientes.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.