Composição química da matéria orgânica de solos hidromórficos de Porto Alegre-RS sob usos distintos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA NETO, L. de F. da; INDA JÚNIOR, A. V.; NASCIMENTO, P. C. do; MILORI, D. M. B. P.

Resumo: Resumo: O impacto do uso do solo no pedoambiente pode ser avaliado através das alterações quantitativas e qualitativas da matéria orgânica do solo. Assim, foram determinados os teores de carbono orgânico total e obtidos espectros de infra-vermelho e ressonância magnética nuclear do 13C de solos hidromórficos sob usos distintos de dois ambientes da Região Metropolitana de Porto Alegre. O uso mais intenso do solo (caso do perfil 5 e 6a) induziu menores teores de carbono orgânico. A proporção de C alifático foi mais elevada na matéria orgânica do P5a (eucalipto) e do P6a (arroz), ambos com menor grau de hidromorfismo em relação aos seus comparativos. A matéria orgânica do P6a apresentou maior proporção de estruturas aromáticas, reflexo de seu material de origem orgânico. A composição da matéria orgânica de solos hidromórficos é influenciada pelas formas de uso e pelos processos pedogenéticos.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.