Avaliação de métodos para desidratação de grãos de pólen de M. esculenta.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VIEIRA, L. de J.; OLIVEIRA, T. da S.; PASSOS, R. R.; SANTANA, J. R. F. de; LEDO, C. A. da S.; ALVES, A. A. C.; SOUZA, F. V. D.

Resumo: A tolerância à desidratação é um fator crucial para a criopreservacão de sistemas biológicos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a tolerância do pólen de Manihot esculenta spp flabellifolia à desidratação por exposição em câmara de fluxo laminar e em sílica gel. Como material vegetal foram utilizados anteras do acesso de Manihot esculenta spp flabelifollia, 'FLA 029V-01' mantido no Banco de Germoplasma de Mandioca da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Para a avaliação da tolerância à desidratação do pólen de Manihot esculenta, foram utilizados dois procedimentos diferentes: desidratação em câmara de fluxo laminar e desidratação em sílica gel. Em ambos os procedimentos as anteras foram depositadas em envelopes abertos de papel alumínio e foram submetidas à exposição por diferentes períodos (15, 20, 25 e 30 minutos). Para avaliação da viabilidade polínica após a desidratação foi utilizado o método de reação fluocromática. O teor de umidade após diferentes períodos de exposição ao fluxo laminar variou de 88% (após 15 minutos) a 77% (após 30 minutos), enquanto que na desidratação em sílica gel variou de 76% (após 15 minutos) a 69% (após 30 minutos). Os resultados da reação fluocromática mostraram que à medida que o teor de umidade dos grãos de pólen de mandioca é reduzido, acorre a diminuição da porcentagem de tubos polínicos desenvolvidos. A redução de umidade acima de 20% provocou perda acentuada da viabilidade polínica.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.