Comportamento do arraste superficial de fósforo reativo por enxurrada sob diferentes coberturas vegetais na cultura da maçã em regime de chuvas simuladas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GEBLER, L.; BERTOL, I.; GOBBI, E.; LOUZADA, J. A. S.

Resumo: O fósforo é um elemento químico considerado chave para a qualidade das águas superficiais. Uma de suas principais ações de degradação é como gatilho desencadeador das florações algais, bastando uma pequena concentração deste elemento para sua ocorrência, sob determinadas condições. Uma das principais fontes de fósforo nas pequenas bacias rurais é o fósforo antrópico, como o originado da agricultura. Este fósforo pode chegar de várias formas ao corpo d?água, porém, uma das formas pouco estudadas no Brasil é o fósforo reativo dissolvido. Nesta forma o elemento químico pode percorrer distâncias muito maiores do que o fósforo articulado, pois está dissolvido na água do escoamento superficial, não sendo depositado ao longo do caminho. Este trabalho busca comparar o arraste de fósforo reativo dissolvido para distintas formas de manejo em pomares de maçã, cultura que necessita grande quantidade de fósforo em seu cultivo, cuja análise pode servir para reduzir o risco da degradação dos recursos hídrico das pequenas bacias rurais, que por sua vez, são as principais fontes de abastecimento das pequenas cidades. Além disso, avaliou-se um sistema em situação considerada crítica, simulando-se uma intensa precipitação sobre a área de teste. Observou-se que a principal fonte de fósforo nestes casos é a forma de sal químico, através dos adubos fosfatados solúveis. Com exceção do tratamento envolvendo revolvimento de solo e cobertura verde, as formas de manejo que não envolviam manejo de solo com barreiras físicas, apresentaram pouco efeito na contenção do transporte de fosfato reativo dissolvido. Além disso, verificou-se que há sazonalidade, tanto pontual como ao longo da estação de cultivo, no risco apresentado, sendo que no terço inicial das primeiras chuvas após à fertilização dos pomares, o risco de arraste de fósforo na enxurrada é mais elevado em relação a períodos chuvosos mais distantes da época de fertilização, podendo-se passar a avaliar o risco à bacia de formas sazonais e não anual.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.