Desenvolvimento e qualidade de hastes do híbrido ornamental de abacaxi.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUZA, F. V. D.; SOUZA, E. H. de; COSTA JÚNIOR, D. S.; LEDO, C. A. da S.

Resumo: Foram gerados híbridos de abacaxi ornamental para serem usados como plantas de vaso, paisagismo e como flor de corte. Nesta última categoria, o produto final é a haste com o pequeno fruto na ponta. A qualidade deste conjunto é determinante para sua entrada no mercado, principalmente o de exportação. Em quadra experimental 48 plantas de um híbrido foram amostradas para realização de avaliação referente à resposta à indução floral e desenvolvimento das hastes considerando diferentes etapas do florescimento e a qualidade do produto final. A emergência do botão floral deu-se 25 dias após a indução, a emergência do botão até o ponto de corte foram 55 dias. Da entra da planta no campo até o ponto de corte foram aproximadamente 13 meses. A resposta ao florescimento foi bem uniforme e a maior variação observada foi relativa ao comprimento das hastes. Do total de 48 plantas avaliadas, 46 formaram um mesmo grupo evidenciando a uniformidade do material.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.