Efeito da desidratação na viabilidade de pólen de bananeira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SEREJO, J. A. dos S.; MENEZES, M. C.; SOUZA, F. V. D.

Resumo: Foram testados dois métodos para desidratação de grãos de pólen de bananeira visando o determinar o teor de umidade que permitisse a manutenção da viabilidade, antes de submetê-los à criopreservação. Amostras de grãos de pólen foram desidratadas em câmara de fluxo laminar e em sílica gel por 20, 40 e 60 minutos. A viabilidade do pólen foi verificada mediante germinação in vitro e com coloração com solução Alexander e com 2,3,5 cloreto de trifeniltetrazólio (TTC). O teor de umidade dos grãos de pólen diminuiu mais rapidamente quando se utilizou a sílica gel. A percentagem de germinação in vitro do pólen reduziu à medida que o teor de umidade diminuiu. O teor de umidade do pólen de bananeira deve ser superior a 20% para garantir a sua capacidade de germinação in vitro.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.