Padronização do índice de vegetação do Pantanal a partir de imagens do SPOT Vegetation.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LEIVAS, J. F.; ANDRADE, R. G.; VICTORIA, D. de C.; BARROS, T. R. DE; TORRESAN, F. E.; BOLFE, E. L.

Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento do Índice de Vegetação Padronizado (IVP) obtido a partir do produto NDVI decendial do satélite SPOT-Vegetation, para o bioma Pantanal. Para subsidiar os resultados foi realizada a padronização dos dados de precipitação obtidos do satélite TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission). Os resultados são satisfatórios, mostrando que o IVP apresentou variabilidade entre o período seco e chuvoso e defasagem na resposta da vegetação à precipitação estimada a partir do TRMM. A análise das imagens resultantes de anomalia de NDVI e de precipitação permitiu verificar a resposta da vegetação no período chuvoso de 2011/2012, apresentando IVP acima do normal. Isto ocorre devido à anomalia negativa de precipitação, acarretando menor lâmina de água e, consequentemente, causando aumento NDVI. As análises comprovam que o IVP mostrou-se eficaz no monitoramento das cheias no Pantanal.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.