Avaliação agronômica de forrageiras.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TOWNSEND, C. R.

Resumo: O desenvolvimento de tecnologias em pastagens requer constantemente pesquisas no sentido de se obter diferentes níveis de conhecimento do comportamento e respostas de forrageiras (gramíneas e leguminosas) a fatores ambientais (abióticos e bióticos), de utilização e manejo. Para tanto, os pesquisadores dispõem de diversos métodos, meios e técnicas, adequados a diferentes circunstâncias e objetivos de pesquisa. Dentre estas alternativas, estão as 'provas agronômicas', ou seja, aquelas cujas principais informações são obtidas mediante cortes e/ou estimativas da vegetação ou em parte desta, com ou sem a introdução do efeito animal. Estas provas geralmente são de baixo custo e de fácil implantação, por isto são bastante difundidas. Muito embora a interpretação e aplicabilidade de seus resultados ensejam algumas restrições, o que nem sempre é observado, e assim passam a gerar mais confusão do que conhecimento. Nesta revisão são definidos os diferentes tipos, as possíveis aplicações e limitações, de provas agronômicas em programa de avaliação de forrageiras.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.