Seletividade do óleo de mamona a estágios imaturos do Trichogramma pretiosum Riley, 1978 (Hymenoptera: Trichogrammatidae).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARQUES, M. de A.; QUINTELA, E. D.; FERNANDES, P. M.

Resumo: Os óleos vegetais e inimigos naturais são considerados importantes métodos alternativos para o controle de pragas. O óleo de mamona destaca-se por apresentar propriedades físico-químicas que lhe conferem atividades inseticidas. O Trichogramma pretiosum é um parasitóide de ovo de várias espécies-praga da ordem Lepidoptera. Neste sentido, foi avaliada a seletividade do Óleo de mamona® nas concentrações de 1, 2, 3, 4, 5 e 6% (v/v), do detergente neutro Zupp® a 2% (v/v) (emulsificante para o óleo), do inseticida clorpirifós a 0,5 L i.a./ha (testemunha positiva) e da água destilada para os estágios imaturos do T. pretiosum.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.