Caracterização de sementes de variedades locais de feijão-de-corda (Vigna unguiculata) do Acre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NASCIMENTO, F. S. S. do; SIVIERO, A.; BORGES. V; MARINHO, J. T. de S.; PEREIRA, A. A. A.; MATTAR, E. P. L.; OLIVEIRA, E. de

Resumo: O feijão-de-corda (Vigna unguiculata) apresenta grande importância social, cultural, agronômica e econômica para os agricultores familiares no Acre que trouxeram o hábito de cultivo e consumo do feijão-de-corda do Nordeste. Este trabalho teve como objetivo caracterizar as sementes de variedades locais de feijão-de-corda coletadas em feiras e mercados públicos em diversos municípios do Acre no primeiro semestre de 2012. Em laboratório foram identificados descritores biométricos, forma, cor, brilho e peso de 100 sementes. Foram detectadas cinco formas de sementes, quatro cores distintas e três classes de brilho sendo duas variedades opacas. As variedades mostraram grande variabilidade no fator peso de 100 sementes com amplitude de 26,9 g. Quanto aos caracteres quantitativos observou-se grande variação nos valores de comprimento, largura e espessura das sementes entre as variedades mostrando que há variação genética entre os quinze cultivares de feijão-de-corda avaliados.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.