Caracterização fitoquímica de acessos de Piper aduncum L. do banco ativo de germoplasma da Embrapa Acre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NEGREIROS, J. R. da S.; MIQUELONI, D. P.; AZEVEDO, J. M. A.

Resumo: A grande variabilidade genética da Piper aduncum aponta a região Amazônica como a de maior potencial genético para a produção de dilapiol. A indústria, com a crescente procura por este componente, aumenta a demanda por material genético de qualidade superior, o que promove estudos para programa de melhoramento genético da espécie. Dessa forma, objetivou-se caracterizar fitoquimicamente populações de Piper aduncum do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Acre, oferecendo subsídios para o programa de melhoramento. A umidade média observada para as populações foi de 71,92%, rendimento em BLU de 3,77% e teor de dilapiol de 73,25%. A análise de variância mostrou diferenças significativas para as três variáveis e o teste de Tukey a 5% apontou as populações 207 e 208 com as maiores médias significativas de teor de dilapiol, ambas acima de 81%. Assim, tais populações são indicadas como potenciais na seleção para o programa de melhoramento genético da espécie.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.