Adição de Si em um latossolo amarelo distrocoeso: alterações nos atributos químicos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ACCIOLY, A. M. de A.; CONCEIÇÃO, E. G. J. da; ALCOFORADO, P. A. U. G.; RODRIGUEZ, M. A. D.

Resumo: As alterações decorrentes da adição de silício ao solo tem sido estudadas sob vários aspectos químicos. Os silicatos possuem efeito corretivo, isto é, têm a capacidade de neutralizar a acidez do solo e produzir o ácido monossilícico, que é a principal forma de Si absorvida pelas plantas. Com a sua aplicação no solo, o pH aumenta, os teores de Al+3 diminuem, a saturação por bases aumenta e a saturação por Al diminui. Isto acontece porque os silicatos promovem a reação dos ânions SiO3-2 com os prótons de H+ na solução do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações químicas de um Latossolo Amarelo Distrocoeso em função da adição de silício. Como fonte de Si foi utilizado o Agrosilício® (Recmix do Brasil S.A.). Amostras de solo foram coletadas na camada de 0-50 cm de profundidade, secas ao ar e tamisadas em peneira de 4mm de abertura. Foram tomadas subamostras e passadas em peneira de 2mm de abertura de malha, constituindo a terra fina seca ao ar para caracterização química, em seguida amostras de 3 Kg de solo foram incubadas com as doses de Si (0, 250, 500, 750 e 1000 mg dm-3 ) por um período de 15 dias. Após o período de incubação, foi feita a homogeneização do solo presente em cada vaso, e foram coletadas amostras simples, que foram submetidas à análise química. A adição de doses crescentes de Si no solo promoveu alterações nos atributos químicos, aumentando o pH do solo, disponibilizado nutrientes como fósforo, cálcio, magnésio e silício.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.